Turismo do Rio busca alternativas para atrair visitante

Volta da pandemia à cidade acende alerta para eventos de fim de ano
Por Giselle Saporito - colunista sobre Turismo
Crédito: Divulgação/Trem do Corcovado
Com o aumento de casos de contaminação pelo corona-vírus no Rio de Janeiro, e com isso, o temor de um novo endurecimento nas medidas de distanciamento social, há um clima de tensão quanto à realização de eventos e festas de fim de ano na cidade. A tradicional queima de fogos em Copacabana já tinha sido descartada, mas festas em hotéis e restaurantes, assim como quiosques da orla tinham sido liberadas e podem ser, a qualquer momento canceladas. Até mesmo os shows programados para acontecerem sem plateia e transmitidos online pela prefeitura, podem não acontecer.

O clima é de tensão na área de equipamentos turísticos, hotelaria, restaurantes e comércio com a possibilidade de um novo decreto de fechamento dos estabelecimentos por conta de uma segunda onda de contaminação, que parece estar mais forte que a primeira, lotando hospitais públicos e particulares.

Os principais pontos turísticos da cidade, que operam com venda de ticket, estão com vendas bem abaixo do mesmo período do ano passado e buscam alternativas para atrair cariocas e moradores da cidade. A roda gigante Rio Star, que inaugurou em 2019, deve receber até o fim do ano apenas 35% do público previsto para 2020. O Bondinho do Pão de Açúcar voltou a abrir todos os dias, mas prorrogou para este período de “alta temporada” a promoção Carioca Maravilha, que dá 50% de desconto aos moradores e nascidos no Rio e Grande Rio. O Trem do Corcovado também está oferecendo desconto para cariocas e fluminenses até o dia 31/12.

A Argentina reabriu suas fronteiras aos países vizinhos e alguns hermanos arriscam uma visita ao Rio, mas nada comparado a dezembro de 2019. Já para entrar naquele país, os turistas estrangeiros ainda precisam cumprir algumas regras de segurança sanitária. As viagens precisam ser somente por via aérea e somente pelo aeroporto de Ezeiza. A cidade de Buenos Aires é o destino permitido aos viajantes. Para entrar em Bariloche ainda há restrições que devem ser reduzidas ainda este ano. Mas, o governo está atendo a um possível aumento dos casos de contaminação e realiza testes em todos que chegam com algum possível sintoma da doença.

A Europa está em alerta por conta do inverno e de um aumento dos casos de contaminação pela covid-19. Alguns países aumentaram as medidas de segurança e de distanciamento social, proibindo a abertura de comércio e restaurantes e coloca em cheque as festas de fim de ano.

Na Itália, as medidas estão sendo consideradas duras. O governo pede que os italianos não façam reuniões, mesmo que pequenas com amigos e parentes e não haverá a tradicional Missa do Galo, que acontece à meia-noite do dia 24 de dezembro. As viagens domésticas também estão proibidas e só poderão ser feitas caso seja comprovada alguma urgência.

Compartilhe

Por Prof: Átila Soares da Costa Filho 15 de dezembro de 2025
ACADÊMICO IDENTIFICA POSSÍVEL REFERÊNCIA AO SANTO SUDÁRIO NA “MONA LISA" DE DA VINCI
Por Átila Soares da Costa Filho 29 de outubro de 2025
HALLOWEEN 2025: I.A. REVELA COMO ESTARIA PROTAGONISTA MIRIM DE CLÁSSICO DO TERROR
Por Prof. Átila Soares da Costa Filho 2 de outubro de 2025
ACADÊMICO IDENTIFICA REFERÊNCIA AO SUDÁRIO EM OBRA-PRIMA DE DA VINCI
Por Francesco Faenza 9 de setembro de 2025
O Que Dizem Os SONHOS?
Por Átila Soares da Costa Filho 6 de agosto de 2025
Nova I.A. atribui "Salvator Mundi" a aluno de Da Vinci
Por Francesco Faenza 7 de julho de 2025
✨ EVENTO IMPERDÍVEL NO RIO! ✨
Por Francesco Faenza 5 de julho de 2025
Novas Regras para Cidadania Italiana: Veja o que Mudou em 2025
Por Átila Soares 24 de junho de 2025
I.A. revela polêmico Da Vinci
Por Francesco Faenza 16 de maio de 2025
🌟 Exclusivo! ITÁLIA NOSSA apresenta: SAÚDE BUCAL – SEM COMPLICAÇÃO! O atendimento odontológico que vai até VOCÊ!
Por Francesco Faenza 13 de maio de 2025
QUEM DISSE QUE SERIA FÁCIL?