CONEXÃO AMAZÔNICA: NEIDSON FREITAS LONGATO E O MISTÉRIO DOS OBSERVADORES

Neidson Freitas Longato é um escritor que une a tradição italiana à exuberância da floresta amazônica

Por: Sandra Bandeira Nolli

Com uma formação acadêmica em Administração e Direito, Longato é um verdadeiro cidadão do mundo


Neidson Freitas Longato, um dos principais nomes da literatura brasileira contemporânea, é um escritor que une a tradição italiana à exuberância da floresta amazônica. Nascido em Manaus, ele é descendente de imigrantes italianos que chegaram ao Brasil no início do século XX. Com uma formação acadêmica em Administração e Direito, Longato é um verdadeiro CIDADÃO DO MUNDO, com experiências em diversos países do Sul da Ásia e da América do Norte. Apaixonado por ficção científica, lendas e mitos mundiais, Longato é também um grande entusiasta do estudo do fenômeno OVNI e da Teoria dos Antigos Astronautas. Essas influências o inspiraram a escrever "Os observadores - A revelação", sua recente obra que mistura fatos reais vividos pelo autor, folclore e mitos amazônicos, OVNIs e filosofia.

Agora, prepare-se para entrar em um mundo onde a fantasia e a imaginação se encontram com a rica herança cultural da Itália e a exuberância da Amazônia. Nesta entrevista, Neidson Freitas Longato abre as portas de sua mente criativa e compartilha com a gente as histórias que o inspiraram, os mistérios que o fascinam e os segredos que ele quer revelar…


Longato como foi a experiência de transformar sua paixão por mistérios e culturas em uma obra literária que une o folclore amazônico e temas como OVNIs e filosofia?Foi uma experiência incrível e até aqui muito gratificante poder contar essa história que une fatos reais, folclore amazônico, ficção e filosofia. Partindo de uma realidade marcante por mim vivida, imaginei como seria se adicionasse a tais fatos um pouco de folclore amazônico e de uma boa dose de ficção científica, explorando tudo de um ponto de vista filosófico que unisse a narrativa em torno de um objetivo claro e humano, que na obra é representado pela nossa insistente busca pela compreensão de qual seria a nossa missão neste planeta. Assim surgiu Os Observadores – A Revelação.


A inspiração para o título “Os observadores -A revelação” vem de alguma experiência pessoal ou é uma metáfora para algo maior?

O título da obra, composto por duas partes, tem a ver com os elementos principais da narrativa e denota a possibilidade, deixada em aberto na própria obra, de que novas narrativas, com histórias vividas pelo mesmo grupo de personagens, sejam lançadas num futuro próximo.


Você viveu em vários países e absorveu diferentes culturas.Como essas experiências influenciaram a construção do universo e dos personagens em “Os observadores?

Conhecer outros países e outras culturas serviu para mim como um balão de ensaio que me permitiu observar e entender que as maiores e mais profundas questões e dúvidas humanas, apesar de pequenas variações de ajustes, são sempre as mesmas independentemente dos aspectos religiosos, econômicos e sociais dessas diferentes

culturas e nações, como a confirmar que nós todos nos originamos de um mesmo tronco humano.


A Amazônia é um cenário rico em mistérios e lendas.Como você equilibra a representação da cultura local com os elementos de ficção científica e mistério em sua obra?

A minha maior preocupação foi sempre a de não exagerar na dose, nem para o lado do lendário popular, nem para o lado da ficção científica. Então, além das detalhadas descrições de fatos amazônicos, como lugares, culinária e costumes populares, precisei escolher, dentre os muitos mitos e lendas da Amazônia, um que se encaixasse perfeitamente na narrativa que, desde os fatos reais de avistamentos de OVNIs, sempre teve fortes apelos de ficção. Assim, concentrei-me na figura do Mapinguari que pode ser perfeitamente combinado com alienígenas, chupa-cabras, pés-grandes e outros elementos muito comuns em relatos de lendas e de ficção e sempre muito ricos no quesito mistério.


Como você vê a relação entre a ficção científica e a realidade em sua obra? Há algum elemento que você acredita que possa se tornar realidade no futuro?

Como bem nos diz Mikael na própria obra, a ficção é somente uma realidade que ainda não aconteceu, ou que aconteceu e ainda não conseguimos comprovar. Nesse poço, então, caberia qualquer coisa, desde as narrativas mais fantásticas de Riccardo, até as reflexões mais profundas de Mikael.


A Amazônia é um personagem importante em sua obra.O que você quer que os leitores entendam sobre a importância dessa região para a humanidade?

Que entendam que há uma importância e que essa importância, pela sua própria grandeza, não pode ser subestimada. Além disso, caso coisas super naturais, ou sobrenaturais, ou mesmo visitas de seres extraterrestres possam acontecer neste planeta, em que lugar seria mais propício que tais coisas acontecessem senão na vastidão quase inexplorada da Amazônia?


O título “Os observadores-A revelação” sugere uma conexão entre o desconhecido e a realidade.O que você pretende que os leitores levem consigo após terminarem a leitura?

Primeiro, espero que compreendam a minha visão de mundo, que é a de sempre questionar profundamente para que se possa compreender, antes de se aceitar qualquer verdade. Em segundo, que mantenham a mente sempre aberta para as infinitas possibilidades, como bem nos ensina a mecânica quântica, pois tudo é possível até que não mais o seja.


Qual é a sua expectativa em relação a recepção da obra pelo público e pela crítica? Você acredita que “Os observadores” pode abrir portas para uma nova forma de narrativa no Brasil?

Até aqui a recepção tem sido muito boa, apesar de ser uma leitura que requer muita atenção e reflexão, e que foi planejada e escrita com essa finalidade: que o leitor pense e reflita, enquanto navega numa narrativa rica em elementos filosóficos de todas as épocas e que traz em seu bojo um pouco das lendas e do folclore da Amazônia, associados aos modernos elementos de ficção. Espero, assim, que essa obra venha a somar no conjunto das obras literárias que exploram o gênero ficção no Brasil.

Compartilhe

Por Prof: Átila Soares da Costa Filho 15 de dezembro de 2025
ACADÊMICO IDENTIFICA POSSÍVEL REFERÊNCIA AO SANTO SUDÁRIO NA “MONA LISA" DE DA VINCI
Por Átila Soares da Costa Filho 29 de outubro de 2025
HALLOWEEN 2025: I.A. REVELA COMO ESTARIA PROTAGONISTA MIRIM DE CLÁSSICO DO TERROR
Por Prof. Átila Soares da Costa Filho 2 de outubro de 2025
ACADÊMICO IDENTIFICA REFERÊNCIA AO SUDÁRIO EM OBRA-PRIMA DE DA VINCI
Por Francesco Faenza 9 de setembro de 2025
O Que Dizem Os SONHOS?
Por Átila Soares da Costa Filho 6 de agosto de 2025
Nova I.A. atribui "Salvator Mundi" a aluno de Da Vinci
Por Francesco Faenza 7 de julho de 2025
✨ EVENTO IMPERDÍVEL NO RIO! ✨
Por Francesco Faenza 5 de julho de 2025
Novas Regras para Cidadania Italiana: Veja o que Mudou em 2025
Por Átila Soares 24 de junho de 2025
I.A. revela polêmico Da Vinci
Por Francesco Faenza 16 de maio de 2025
🌟 Exclusivo! ITÁLIA NOSSA apresenta: SAÚDE BUCAL – SEM COMPLICAÇÃO! O atendimento odontológico que vai até VOCÊ!
Por Francesco Faenza 13 de maio de 2025
QUEM DISSE QUE SERIA FÁCIL?