ACADÊMICO IDENTIFICA POSSÍVEL REFERÊNCIA AO SANTO SUDÁRIO NA “MONA LISA" DE DA VINCI

Pesquisador brasileiro anuncia nova descoberta envolvendo a "Mona Lisa"

Por Prof: Átila Soares da Costa Filho

A polêmica que sempre cercou o retrato mais famoso e controverso de todos os tempos, reaparece sob novo enfoque (IMAGEM: https://museuweg.net/).


O pesquisador e designer brasileiro Átila Soares da Costa Filho, notório por estudos selecionados no campo das Artes e da Tecnologia, anuncia uma nova descoberta envolvendo um dos temas sobre os quais mais tem se dedicado: a célebre “Mona Lisa", atribuída ao gênio da renascença Leonardo da Vinci, a qual deverá guardar mais um dentre tantos segredos que fizeram da mesma uma das obras de arte mais enigmáticas da História. O "código" seria uma alusão  à face de Cristo como vista no Santo Sudário - o lençol que teria coberto o corpo do Messias após a crucificação, preservado em Turim, norte da Itália -, presente nas  dobras do vestido de Lisa preliminarmente durante a execução da pintura.  Posicionado no antebraço esquerdo da modelo, o panejamento  faz lembrar o formato de um rosto humano, com detalhes sutis em nuances similares às marcas extraídas da relíquia sagrada, objeto de muita controvérsia desde seu surgimento oficial na Europa no século XIII. O resultado apenas foi possível graças a uma análise sobre a pintura envolvendo análise do espectro eletromagnético (reflectografia de infravermelho) pelo Centro de Pesquisa e Restauração dos Museus da França (C2RMF), assim como através de certos ajustes nas medições de densidade. O conceito para a criação da “Mona Lisa" (iniciada em 1503), para além de um retrato "proto 3-D" - segundo o especialista -, partiu de ideias filosóficas envolvendo o papel do Homo Universalis diante da Criação divina, e discursa sobre o drama da eternidade e do devir na Natureza. Aqui, a alusão à Sagrada Mortalha serviria ao artista como um elemento a mais em sua contemplação artística a respeito dos mistérios da redenção humana e a superação da morte – já que o tecido tem uma relação completamente visceral com a ressurreição de Jesus. Na verdade, este feito iria corroborar uma linha de pesquisa de Átila Soares sobre as evidências que vem descobrindo a comprovar uma aproximação entre Leonardo e o Sudário – assim como também o demonstraram os pesquisadores, o falecido médico e autor Gabriele Montera e Yasmin von Hohenstaufen. O acadêmico ainda desenvolve uma série de estudos afins para evidenciar a mesma correlação do tecido com Michelangelo Buonarroti, “rival” de Leonardo e também um monstro sagrado da Renascença italiana.

 

Segundo ele, que é pós-graduado em História da Arte, Patrimônio e Física, a pintura havia sido originalmente encomendada em 1503 por um burguês em ascensão, o comerciante de tecidos, duas vezes viúvo, Francesco del Giocondo. A obra deveria retratar sua esposa Lisa, uma jovem senhora oriunda de uma antiga e nobre família florentina, os Gherardini, e foi desenvolvida num período perfeitamente compatível com o provável interesse do artista pela relíquia de Turim. E conclui Átila: “A imagem fala por si só e, e m sendo, mesmo, algo intencional da parte de Da Vinci, tal prática de ocultar referências em suas criações também é um fato já bem considerado no meio acadêmico, sobretudo por suas palavras no “Tratado da Pintura" (1632). Dizia ele: ‘Não desprezes esta minha opinião, na qual te é lembrado que não te seja penoso por vezes parar e ver nas manchas das paredes, ou nas cinzas do fogo, ou nas nuvens, ou na lama, ou em outros lugares semelhantes, nos quais, se forem bem considerados por ti, encontrarás invenções admiráveis, que despertam a criatividade do pintor para novas invenções, como composições de batalhas, de animais e de homens, como várias composições de países e de coisas monstruosas, como de diabos e coisas semelhantes, pois serão motivo de honra para ti; pois em coisas confusas a mente desperta para novas invenções.’”  Para Leonardo, certamente, tudo valeria como um exercício de percepções ou de raciocínio para tornar qualquer pintura mais rica e interessante. Ou seja, nada mais leonardiano como o que aqui também se sugere".


Compartilhe

Por Átila Soares da Costa Filho 29 de outubro de 2025
HALLOWEEN 2025: I.A. REVELA COMO ESTARIA PROTAGONISTA MIRIM DE CLÁSSICO DO TERROR
Por Prof. Átila Soares da Costa Filho 2 de outubro de 2025
ACADÊMICO IDENTIFICA REFERÊNCIA AO SUDÁRIO EM OBRA-PRIMA DE DA VINCI
Por Francesco Faenza 9 de setembro de 2025
O Que Dizem Os SONHOS?
Por Átila Soares da Costa Filho 6 de agosto de 2025
Nova I.A. atribui "Salvator Mundi" a aluno de Da Vinci
Por Francesco Faenza 7 de julho de 2025
✨ EVENTO IMPERDÍVEL NO RIO! ✨
Por Francesco Faenza 5 de julho de 2025
Novas Regras para Cidadania Italiana: Veja o que Mudou em 2025
Por Átila Soares 24 de junho de 2025
I.A. revela polêmico Da Vinci
Por Francesco Faenza 16 de maio de 2025
🌟 Exclusivo! ITÁLIA NOSSA apresenta: SAÚDE BUCAL – SEM COMPLICAÇÃO! O atendimento odontológico que vai até VOCÊ!
Por Francesco Faenza 13 de maio de 2025
QUEM DISSE QUE SERIA FÁCIL?
Por Francesco Faenza 12 de maio de 2025
Conexão Itália-Brasil