Layout do blog

A origem da Lua de Mel e o hidromel

Conheça a história que deu nome ao momento mais especial dos recém-casados
Por Sandra Bandeira Nolli - colunista sobre Cultura
Crédito: Sandra Bandeira Nolli/Arquivo pessoal
A Lua de Mel deriva de uma tradição medieval e está relacionada a um produto antigo e quase desconhecido: o hidromel, conhecido como a “bebida dos deuses”. É um licor produzido da fermentação do mel. É também a bebida mais antiga de todas e produzida pelos celtas. Era conhecido no Antigo Egito, na Inglaterra celtica, na Escandinavia Vikinga, nos antigos eslavos e, provavelmente, em muitos outros lugares históricos.

Era consumido abundantemente em casamentos porque se acreditava que estimulava a virilidade e a fertilidade. Os recém casados o bebiam durante um ciclo lunar inteiro após o casamento. Também faz parte da tradição italiana pois para uma relação ser aceita pela família, um jovem casal de amantes quando fugia e dormia juntos, bebia o hidromel. Assim, tinha a certeza que a jovem engravidaria e então a família não se oporia ao matrimônio. Daí surge o termo "Lua de Mel", que deriva do grande consumo de hidromel pelos cônjuges durante esse período para proteger a noiva de ser sequestrada pelo “povo das fadas” (um reino secreto de espíritos invisíveis místico e misterioso) e para fazer o homem mais viril.

Os gregos o chamavam de ambrosia (vinho de mel), a bebida por excelência dos deuses reunidos no Olimpo. Era uma bebida sagrada inicialmente, reservada apenas para os sacerdotes e servida nas cerimônias sacras.Na Grã-Bretanha, o hidromel é uma bebida muito popular, consumida especialmente como aperitivo, e o suco de maçã é adicionado para aumentar o teor de álcool.

Preparar o hidromel é um processo caseiro, obviamente requer um pouco de experiência e experimentação, mas a receita basica é muito simples e não é necessário equipamento sofisticado. Na prática, o mel e a água seriam suficientes porque as leveduras estão naturalmente presentes no mel e também no ar. Demora um pouco para iniciar a fermentação. É necessário mexer várias vezes o preparo para favorecer a multiplicação de leveduras.

Tive a oportunidade de participar do Réveillon Celta, um ritual muito interessante. O evento aconteceu num bar histórico, na cidade de Brescia, e pela primeira vez eu pude deliciar o hidromel. Realmente, uma bebida encantadora. Depois eu decidi fazer a prova com a receita mais simples que vocês também poderão encontrar na internet. Olhem na foto acima o resultado do meu hidromel. No meu próximo aniversário vou brindar à saúde com esse doce presente dos deuses!

Compartilhe

Por Francesco Faenza 29 fev., 2024
Setembro 2024 na Itália
Por Francesco Faenza 03 jan., 2024
Já nas Bancas
Segurança Pública, Aspectos Jurídicos, Políticos e Sociais
Por Francesco Faenza 30 set., 2023
A Revista Itália Nossa vem participar do evento "Segurança Pública, Aspectos Jurídicos, Políticos e Sociais com o propósito em cumprir o papel jornalístico diante da sociedade a qual se encontra refém diante dos fatos que notoriamente são evidenciados. Infelizmente onde não é retratada de forma imparcial diante do cenário que vem aterroziando a população fluminense.
5 Motivos para Aprender Italiano
Por Francesco Faenza 24 ago., 2023
Conheça todas as vantagens de aprender italiano considerada a língua da música e da poesia.
Por Francesco Faenza 08 ago., 2023
A cura através da APOMETRIA
Por Francesco Faenza 25 jul., 2023
O renomado médico e escritor, Dr. PAULO CESAR FRUCTUOSO Demineces, é aplaudido de pé na Ordem dos Advogados do Brasil/RJ, após proferir palestra. Veja!
Por Átila Soares da Costa Filho 23 jun., 2023
A FACE OCULTA DO SOL E DA LUA
Por Francesco Faenza 26 mai., 2023
Fenômenos de Teletransportes e Materialização de Espíritos
Por Giselle Saporito 22 mai., 2023
Pintura Grotesca da Roma Imperial (séc. I) redescoberta em 1480 é tema de livro
Por Por Átila Soares da Costa Filho 08 mai., 2023
COM USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, DESIGNER BRASILEIRO RECRIA O ROSTO DO "SALVATOR MUNDI" DE LEONARDO
Mais Posts
Share by: