Projeto Memória FEB
Força Expedicionária Brasileira recebe importante homenagem na Itália
 Por Sandra Bandeira Nolli - colunista sobre Cultura
 
Crédito: Sandra B. Nolli/Arquivo pessoal
 
No domingo, dia 27 de setembro de 2020, às 11h, na cidade de Porretta Terme-Bologna na Emilia Romagna, o Coronel Andre Luiz dos Santos Franco, Adido do Exercito (AdiEX) junto à embaixada do Brasil na Itália, realizou uma das mais importantes solenidades em homenagem à Força Expedicionária Brasileira (FEB) dentro do projeto “Memória FEB na Itália. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 As iniciativas começaram em junho de 2020 quando o Cel. Santos Franco participou de reuniões com os presidentes de província e os prefeitos dos municípios italianos que possuem monumentos em homenagem à FEB. Nesses encontros foram elaboradas as atividades relacionadas às comemorações da presença das tropas brasileiras na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. A manutenção da chama acesa de respeito e admiração da população dessas localidades pelos atos heroicos, determinação dos nossos pracinhas e pelas suas características principais como a humildade, o entusiasmo e a coragem muito apreciadas pelo povo italiano.
 
 A grande importância desses heróis vem sendo recontada e relembrada com um rico calendário de eventos, pois a liberdade e a democracia de hoje foram conquistadas com a vital contribuição do soldado brasileiro da nossa FEB. Em memoria a estes heróis, o município de Porretta Terme, a Embaixada do Brasil em Roma e o Lions Club Itália promoveram a inauguração do monumento em homenagem à FEB e ao comandante Mal. Mascarenhas de Moraes. Um lindo e comovente evento que contou com a presença de numeroso público, a participação de autoridades civis e militares, sócios do Lions Club e divulgadores brasileiros da FEB. Em sequência à solenidade, os hinos da Itália e do Brasil foram cantados pelos presentes com muito entusiasmo.
 
 O discurso atrativo do Cel. Santos causou emoção no publico. O oficial iniciou sua fala abrindo mão de redatores, sem roteiro nas mãos, com a graça de sua oratória pleno de espontaneidade e simpatia, e envolveu o público dando ênfase à importância da justa homenagem.
 
 O monumento inaugurado é composto de placas infográficas contendo informações relevantes sobre a participação da FEB na Segunda Guerra Mundial, o aniversário dos 75 anos da FEB, além de contar com uma reverência especial ao General de Divisão Mascarenhas de Moraes, o comandante da FEB que considerou o valor do sacrifício e a capacidade 
 
 
 
 
 
 
 
 
 combativa dos nossos pracinhas durante o combate em solo italiano. O trabalho que vem sendo realizado pelo Cel. Santos Franco em prol do fortalecimento dos laços de amizade, estreita ligação com as autoridades locais, promoção do intercâmbio e interesses do Exercito Brasileiro é motivo de destaque e muito orgulho por parte dos brasileiros residentes na Itália, assim como eu.
 
 Parabéns, Cel. Santos Franco.
 
 Honra e Gloria!
 
 A cobra continua fumando!
 
Veja mais fotos do evento (crédito: Sandra B. Nolli/Arquivo pessoal):
 

 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 









