Layout do blog

A Importância do Exército Brasileiro na Itália

Não sou professora de história ou especialista em guerra e não pretendo ser. Peço a vocês, queridos leitores, para refletirem porque o exército brasileiro foi muito importante para a Itália na Segunda Guerra Mundial? Então, com este artigo, eu gostaria de aprofundar o tópico histórico e entender como as tropas brasileiras realmente não devem ser esquecidas. De forma geral, os italianos conhecem a sua história de uma maneira especial. No Brasil, no entando, muitos brasileiros nunca estudaram essa parte histórica nas escolas.
Há 75 anos, durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil deu um passo importante que marcou para sempre a história de suas forças armadas. Em julho de 1944, militares do exército brasileiro com cerca de 27 mil soldados (homens e mulheres) foram enviados à Europa para combater a Itália fascista de Mussolini e integrar tropas de países aliados (Estados Unidos, União Soviética, Resistência Francesa, etc) contra as potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

O símbolo da FEB-Força Expedicionaria Brasileira que pode ser visto na imagem da capa deste artigo é o de uma cobra fumando um cachimbo. Este símbolo foi uma resposta para aqueles que diziam que o Brasil não teria capacidade de entrar em guerra. Isso só aconteceria, eles diziam com desdém, se a cobra fumar. O principal motivo da entrada do Brasil na guerra ocorreu entre 5 e 17 de agosto de 1942 quando alguns milicianos nazistas torpedearam seis navios mercantes brasileiros que viajavam ao longo da costa noroeste, causando a morte de centenas de pessoas. Este evento causou uma grande comoção popular que ajudou Getúlio Vargas (então presidente) a declarar guerra à Alemanha e seus aliados. O comandante da FEB foi o General MASCARENHAS DE MORAIS, da Segunda Região de São Paulo atribuído ao comando diretamente pelo Ministro da Guerra - Eurico Gaspar Dutra.

Os brasileiros operaram nas regiões montanhosas da Itália entre o final de 1945, tendo a sua principal batalha a de MONTE CASTELLO. Apesar da vitória, a batalha na fronteira de Montese foi um dos mais sangrentos capítulos da história da FEB, com mais de quatrocentas perdas.

A topografia favoreceu os alemães, que ocupavam uma posição dominante no território. Segundo alguns especialistas em guerra, o Brasil estava lutando ao lado de tropas multiétnicas, a compreensão não era fácil de administrar. O trabalho da FEB foi muito complicado no processo de libertação da Itália porque era uma tropa mal treinada, mal equipada e com muitos problemas. Mesmo assim, foram capazes de lutar com coragem contra o exército mais bem treinado do mundo na época.

Um exército que mantinha a dignidade sem precedentes considerando o povo italiano e compartilhando os recursos que tinham principalmente os alimentos e medicamentos. Agora, imagine o inverno entre 1944 e 1945, um dos mais intensos
da história italiana com temperaturas de -20 graus, os brasileiros fora do calor dos trópicos, vendo a neve pela primeira vez na vida e tendo que lutar contra dois inimigos, o alemão e o frio. Ao voltar para casa, muitos ex-combatentes passaram por vários problemas psicológicos e financeiros, pois não esqueceram facilmente a guerra. Por tudo isso, desde 1963 as Associações Veteranos da FEB (ANVFEB) estabeleceram em todo o país a comemoração pelo Dia da Vitória (Data comemorada em toda a Europa), honrando os mortos e apoiando combatentes.

Para saber mais sobre a história de nossos heróis, convido você a visitar a cidade de Pistoia, onde existe o único monumento militar na Itália dedicado aos soldados brasileiros caídos. O monumento votivo militar brasileiro, conhecido como cemitério militar brasileiro, é também administrado pelo governo brasileiro. O complexo votivo está sempre aberto e possui uma grande avenida central e uma chama que queima continuamente. Os nomes dos mortos estão gravados em uma grande parede de pedra que se reflete na água e em uma série de lâminas de mármore dispostas em uma fileira no piso. Não está localizado no centro histórico da cidade, mas é facilmente acessível de carro. O jardim é bem cuidado e a atmosfera neste lugar é quase surreal. Um lugar verdadeiramente muito sugestivo e tranquilo.

Saudações aos militares da FEB - Comandante Capella, Giovanni Sulla e Mario Pereira.

Informações através do Centro de Comunicação Social do Exército Brasileiro.

Texto escrito por Sandra Bandeira Nolli - escritora e idealizadora da Conexão Itália-Brasil.

Compartilhe

Por Francesco Faenza 29 fev., 2024
Setembro 2024 na Itália
Por Francesco Faenza 03 jan., 2024
Já nas Bancas
Segurança Pública, Aspectos Jurídicos, Políticos e Sociais
Por Francesco Faenza 30 set., 2023
A Revista Itália Nossa vem participar do evento "Segurança Pública, Aspectos Jurídicos, Políticos e Sociais com o propósito em cumprir o papel jornalístico diante da sociedade a qual se encontra refém diante dos fatos que notoriamente são evidenciados. Infelizmente onde não é retratada de forma imparcial diante do cenário que vem aterroziando a população fluminense.
5 Motivos para Aprender Italiano
Por Francesco Faenza 24 ago., 2023
Conheça todas as vantagens de aprender italiano considerada a língua da música e da poesia.
Por Francesco Faenza 08 ago., 2023
A cura através da APOMETRIA
Por Francesco Faenza 25 jul., 2023
O renomado médico e escritor, Dr. PAULO CESAR FRUCTUOSO Demineces, é aplaudido de pé na Ordem dos Advogados do Brasil/RJ, após proferir palestra. Veja!
Por Átila Soares da Costa Filho 23 jun., 2023
A FACE OCULTA DO SOL E DA LUA
Por Francesco Faenza 26 mai., 2023
Fenômenos de Teletransportes e Materialização de Espíritos
Por Giselle Saporito 22 mai., 2023
Pintura Grotesca da Roma Imperial (séc. I) redescoberta em 1480 é tema de livro
Por Por Átila Soares da Costa Filho 08 mai., 2023
COM USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, DESIGNER BRASILEIRO RECRIA O ROSTO DO "SALVATOR MUNDI" DE LEONARDO
Mais Posts
Share by: