A Importância do Exército Brasileiro na Itália

Não sou professora de história ou especialista em guerra e não pretendo ser. Peço a vocês, queridos leitores, para refletirem porque o exército brasileiro foi muito importante para a Itália na Segunda Guerra Mundial? Então, com este artigo, eu gostaria de aprofundar o tópico histórico e entender como as tropas brasileiras realmente não devem ser esquecidas. De forma geral, os italianos conhecem a sua história de uma maneira especial. No Brasil, no entando, muitos brasileiros nunca estudaram essa parte histórica nas escolas.
Há 75 anos, durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil deu um passo importante que marcou para sempre a história de suas forças armadas. Em julho de 1944, militares do exército brasileiro com cerca de 27 mil soldados (homens e mulheres) foram enviados à Europa para combater a Itália fascista de Mussolini e integrar tropas de países aliados (Estados Unidos, União Soviética, Resistência Francesa, etc) contra as potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

O símbolo da FEB-Força Expedicionaria Brasileira que pode ser visto na imagem da capa deste artigo é o de uma cobra fumando um cachimbo. Este símbolo foi uma resposta para aqueles que diziam que o Brasil não teria capacidade de entrar em guerra. Isso só aconteceria, eles diziam com desdém, se a cobra fumar. O principal motivo da entrada do Brasil na guerra ocorreu entre 5 e 17 de agosto de 1942 quando alguns milicianos nazistas torpedearam seis navios mercantes brasileiros que viajavam ao longo da costa noroeste, causando a morte de centenas de pessoas. Este evento causou uma grande comoção popular que ajudou Getúlio Vargas (então presidente) a declarar guerra à Alemanha e seus aliados. O comandante da FEB foi o General MASCARENHAS DE MORAIS, da Segunda Região de São Paulo atribuído ao comando diretamente pelo Ministro da Guerra - Eurico Gaspar Dutra.

Os brasileiros operaram nas regiões montanhosas da Itália entre o final de 1945, tendo a sua principal batalha a de MONTE CASTELLO. Apesar da vitória, a batalha na fronteira de Montese foi um dos mais sangrentos capítulos da história da FEB, com mais de quatrocentas perdas.

A topografia favoreceu os alemães, que ocupavam uma posição dominante no território. Segundo alguns especialistas em guerra, o Brasil estava lutando ao lado de tropas multiétnicas, a compreensão não era fácil de administrar. O trabalho da FEB foi muito complicado no processo de libertação da Itália porque era uma tropa mal treinada, mal equipada e com muitos problemas. Mesmo assim, foram capazes de lutar com coragem contra o exército mais bem treinado do mundo na época.

Um exército que mantinha a dignidade sem precedentes considerando o povo italiano e compartilhando os recursos que tinham principalmente os alimentos e medicamentos. Agora, imagine o inverno entre 1944 e 1945, um dos mais intensos
da história italiana com temperaturas de -20 graus, os brasileiros fora do calor dos trópicos, vendo a neve pela primeira vez na vida e tendo que lutar contra dois inimigos, o alemão e o frio. Ao voltar para casa, muitos ex-combatentes passaram por vários problemas psicológicos e financeiros, pois não esqueceram facilmente a guerra. Por tudo isso, desde 1963 as Associações Veteranos da FEB (ANVFEB) estabeleceram em todo o país a comemoração pelo Dia da Vitória (Data comemorada em toda a Europa), honrando os mortos e apoiando combatentes.

Para saber mais sobre a história de nossos heróis, convido você a visitar a cidade de Pistoia, onde existe o único monumento militar na Itália dedicado aos soldados brasileiros caídos. O monumento votivo militar brasileiro, conhecido como cemitério militar brasileiro, é também administrado pelo governo brasileiro. O complexo votivo está sempre aberto e possui uma grande avenida central e uma chama que queima continuamente. Os nomes dos mortos estão gravados em uma grande parede de pedra que se reflete na água e em uma série de lâminas de mármore dispostas em uma fileira no piso. Não está localizado no centro histórico da cidade, mas é facilmente acessível de carro. O jardim é bem cuidado e a atmosfera neste lugar é quase surreal. Um lugar verdadeiramente muito sugestivo e tranquilo.

Saudações aos militares da FEB - Comandante Capella, Giovanni Sulla e Mario Pereira.

Informações através do Centro de Comunicação Social do Exército Brasileiro.

Texto escrito por Sandra Bandeira Nolli - escritora e idealizadora da Conexão Itália-Brasil.

Compartilhe

Por Sandra Bandeira Nolli 5 de janeiro de 2026
CONEXÃO AMAZÔNICA: NEIDSON FREITAS LONGATO E O MISTÉRIO DOS OBSERVADORES
Por Prof: Átila Soares da Costa Filho 15 de dezembro de 2025
ACADÊMICO IDENTIFICA POSSÍVEL REFERÊNCIA AO SANTO SUDÁRIO NA “MONA LISA" DE DA VINCI
Por Átila Soares da Costa Filho 29 de outubro de 2025
HALLOWEEN 2025: I.A. REVELA COMO ESTARIA PROTAGONISTA MIRIM DE CLÁSSICO DO TERROR
Por Prof. Átila Soares da Costa Filho 2 de outubro de 2025
ACADÊMICO IDENTIFICA REFERÊNCIA AO SUDÁRIO EM OBRA-PRIMA DE DA VINCI
Por Francesco Faenza 9 de setembro de 2025
O Que Dizem Os SONHOS?
Por Átila Soares da Costa Filho 6 de agosto de 2025
Nova I.A. atribui "Salvator Mundi" a aluno de Da Vinci
Por Francesco Faenza 7 de julho de 2025
✨ EVENTO IMPERDÍVEL NO RIO! ✨
Por Francesco Faenza 5 de julho de 2025
Novas Regras para Cidadania Italiana: Veja o que Mudou em 2025
Por Átila Soares 24 de junho de 2025
I.A. revela polêmico Da Vinci
Por Francesco Faenza 16 de maio de 2025
🌟 Exclusivo! ITÁLIA NOSSA apresenta: SAÚDE BUCAL – SEM COMPLICAÇÃO! O atendimento odontológico que vai até VOCÊ!