O Turismo pós-pandemia

Neta de imigrante italiano, que se tornou jornaleiro ao chegar ao Rio de Janeiro na década de 1930, com 9 anos, Giselle Saporito cresceu em meio a revistas e jornais diários e a ouvir histórias do avô Vittorio, sobre reuniões com principais empresários do ramo editorial da época.

O caminho trilhado não poderia ser outro. Graduada em Jornalismo e Relações Públicas pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), Giselle ingressou na Agência JB em 1997 como repórter em Tempo Real, migrando depois para o JB Online, onde ficou até 2006. Além de passar por algumas assessorias de imprensa, a jornalista também integrou a equipe do Jornal do Commercio, Site de O Globo, Jornal de Bairros (também de O Globo) e GShow (site da TV Globo). Hoje, a carioca, que mora na cidade do Rio, atua em um dos setores mais afetados pela pandemia do Coronavírus: o Turismo. 

O Turismo representava 4,9% do PIB fluminense antes da pandemia, e hoje está tal qual um paciente no hospital respirando por aparelhos, com mais de 50% da rede hoteleira e seus equipamentos turísticos fechados, sem contar bares e restaurantes. Os mais otimistas acreditam em uma retomada a partir do Réveillon, mas há quem diga que não haverá nem carnaval em 2021. Por ora, não há como saber como será. Só temos a certeza de que, tal qual diz a letra de “Como Uma Onda” de Lulu Santos: “Nada do que foi será, do jeito que já foi um dia”... 

Empresários do Setor estão unindo forças para montar um novo protocolo de atendimento para o “Novo Normal”, após a passagem da quarentena. Mas estima-se que será um dos últimos a voltar à normalidade, já que é um setor, que, para funcionar, precisa de muitas pessoas reunidas. 

Nos demais países da América Latina, a quarentena continua sendo cumprida e os principais pontos turísticos seguem fechados ao público. Alguns países da Europa começam a relaxar as regras de isolamento social e aos poucos voltam à uma certa normalidade. A Itália começou a abrir seus pontos turísticos após três meses fechados. Enquanto o turismo internacional não retoma, quem aproveita as belezas da região são os próprios moradores.

Por Giselle Saporito - colunista sobre Turismo

Compartilhe

Por Prof: Átila Soares da Costa Filho 15 de dezembro de 2025
ACADÊMICO IDENTIFICA POSSÍVEL REFERÊNCIA AO SANTO SUDÁRIO NA “MONA LISA" DE DA VINCI
Por Átila Soares da Costa Filho 29 de outubro de 2025
HALLOWEEN 2025: I.A. REVELA COMO ESTARIA PROTAGONISTA MIRIM DE CLÁSSICO DO TERROR
Por Prof. Átila Soares da Costa Filho 2 de outubro de 2025
ACADÊMICO IDENTIFICA REFERÊNCIA AO SUDÁRIO EM OBRA-PRIMA DE DA VINCI
Por Francesco Faenza 9 de setembro de 2025
O Que Dizem Os SONHOS?
Por Átila Soares da Costa Filho 6 de agosto de 2025
Nova I.A. atribui "Salvator Mundi" a aluno de Da Vinci
Por Francesco Faenza 7 de julho de 2025
✨ EVENTO IMPERDÍVEL NO RIO! ✨
Por Francesco Faenza 5 de julho de 2025
Novas Regras para Cidadania Italiana: Veja o que Mudou em 2025
Por Átila Soares 24 de junho de 2025
I.A. revela polêmico Da Vinci
Por Francesco Faenza 16 de maio de 2025
🌟 Exclusivo! ITÁLIA NOSSA apresenta: SAÚDE BUCAL – SEM COMPLICAÇÃO! O atendimento odontológico que vai até VOCÊ!
Por Francesco Faenza 13 de maio de 2025
QUEM DISSE QUE SERIA FÁCIL?