Layout do blog

Turismo se prepara para a retomada

Protocolos sanitários e selos credenciam reabertura dos equipamentos turísticos.
Por Giselle Saporito - colunista sobre Turismo
Com as medidas de isolamento social sendo reduzidas, o turismo, um dos setores mais atingidos pela pandemia do corona-vírus, começa a pôr em prática, os procedimentos para a retomada. Os grandes equipamentos do Rio de Janeiro como Trem do Corcovado e Pão de Açúcar, entre outros, criaram um Protocolo de segurança sanitária em conjunto, e já se organizam para a reabrir, mas ainda sem data marcada.

Além dos procedimentos sanitários nos pontos turísticos cariocas, outras normas sanitárias estão sendo tomadas. A Secretaria de Turismo do governo do Estado (TurisRio) criou um selo, que faz parte do Programa Turismo Consciente. O documento chancela todos os estabelecimentos que seguirem os protocolos de segurança sanitária e boas práticas para a prevenção da Covid-19.

O Ministério do Turismo também criou o selo “Turista Protegido”, que segue os moldes da TurisRio, dando credibilidade aos estabelecimentos. No âmbito nacional, o selo faz parte da primeira etapa de um programa que criará protocolos de segurança sanitária e de boas práticas para o setor do turismo. Inicialmente estão previstos 16 protocolos de boas práticas que atenderão aos estabelecimentos de hospedagem, agências de turismo, locadoras de veículos, transportadoras, parques temáticos, casas de espetáculo, guias de turismo, entre outros.

O setor de hospedagem, do Rio, também se prepara para a volta dos turistas à cidade, de olho nos viajantes de estados do Sudeste, e já se se adequam às novas regras sanitárias. O setor pretende criar uma campanha publicitária voltada para os viajantes que chegarão de carro à cidade. Os empresários do setor estão no aguardo da volta do funcionamento dos grandes equipamentos turísticos para divulgar a nova campanha.

Na Europa, os países que já reduziram os protocolos de distanciamento social começam a pensar em reabrir suas fronteiras. A Itália já aposta no reaquecimento do setor, que corresponde a 13% do seu PIB e já autorizou a entrada dos chamados viajantes não essenciais no país. Algumas cidades criaram alternativas para conter o chamado turismo de massa. A Câmara Municipal de Veneza institui um tipo de pedágio para os turistas entrarem no Centro Histórico da cidade.

A partir de 1º de julho, os visitantes terão que pagar uma taxa, de até oito euros, para passear pelas vielas e canais da cidade. Na América do Sul, a Argentina já começou a flexibilizar a quarentena, mas manterá algumas restrições como as viagens entre as províncias. No interior do país, o turismo local, restaurantes, bares e comércio já estão autorizados a funcionar, mantendo as normas de segurança e higiene. Mas as regras não atingem a província e a cidade de Buenos Aires, por conta ainda do elevado número de pessoas infectadas pela Covid-19.

Compartilhe

Por Francesco Faenza 13 mai., 2024
A Influência da Imigração Italiana no Rio de Janeiro e Seus Efeitos Econômicos
Por Francesco Faenza 29 fev., 2024
Setembro 2024 na Itália
Por Francesco Faenza 03 jan., 2024
Já nas Bancas
Segurança Pública, Aspectos Jurídicos, Políticos e Sociais
Por Francesco Faenza 30 set., 2023
A Revista Itália Nossa vem participar do evento "Segurança Pública, Aspectos Jurídicos, Políticos e Sociais com o propósito em cumprir o papel jornalístico diante da sociedade a qual se encontra refém diante dos fatos que notoriamente são evidenciados. Infelizmente onde não é retratada de forma imparcial diante do cenário que vem aterroziando a população fluminense.
5 Motivos para Aprender Italiano
Por Francesco Faenza 24 ago., 2023
Conheça todas as vantagens de aprender italiano considerada a língua da música e da poesia.
Por Francesco Faenza 08 ago., 2023
A cura através da APOMETRIA
Por Francesco Faenza 25 jul., 2023
O renomado médico e escritor, Dr. PAULO CESAR FRUCTUOSO Demineces, é aplaudido de pé na Ordem dos Advogados do Brasil/RJ, após proferir palestra. Veja!
Por Átila Soares da Costa Filho 23 jun., 2023
A FACE OCULTA DO SOL E DA LUA
Por Francesco Faenza 26 mai., 2023
Fenômenos de Teletransportes e Materialização de Espíritos
Por Giselle Saporito 22 mai., 2023
Pintura Grotesca da Roma Imperial (séc. I) redescoberta em 1480 é tema de livro
Mais Posts
Share by: