A nova Mona Lisa

Obra de arte de Leonardo da Vinci chama atenção do mundo das artes 

Por Prof. Átila Soares da Costa Filho - colunista sobre Arte


Uma conferência em Roma em janeiro do ano passado - ano do 500º aniversário da morte de Leonardo da Vinci - deverá marcar a história da arte com mais polêmica sobre o maior gênio de todos os tempos. Sob a condução de Silvano Vinceti, presidente do "Comitato per la Valorizzazione dei Beni Storici, Culturali e Ambientali" da Itália, o evento propõe acrescentar, aos clássicos retratos executados pelo mestre, uma graciosa pintura medindo 61,5 × 54,5 cm. Estamos falando da "Jovem dama com casaco de pele", um curioso óleo sobre madeira de álamo executado entre 1495 e 1499.


Sua origem nos leva a Milão, enquanto Da Vinci estava a serviço de Ludovico, o Mouro, (1495-1499). Da coleção do cardeal Luigi d'Aragona (1500), segue à do Papa Inocêncio XII e a do Bispo de Otranto (Domenico Morelli) em 1700. Já em 1850, vai para Milão, a integrar a coleção do Marqués Moramarco. No início do século XX, chega à Alemanha através de uma família industrial e em 1975 é vendida para outra família do mesmo ramo da qual pertence seu atual proprietário. A obra já teve sua chancela declarada por quatro das maiores autoridades reconhecidas em Da Vinci: o historiador Adolfo Venturi (já em 1921), os professores Ernst Ullman e Carlo Pedretti - provavelmente o maior especialista em Da Vinci de todos os tempos -, e o próprio historiador Silvano Vinceti, mais recentemente em 2018. Embora em muito boas condições de preservação, a "Jovem dama com casaco de pele" chegou a se submeter a uma leve restauração em 1977 pelas mãos dos especialistas Henning Strube e Beate Strube-Bischof. Atualmente, o óleo está alojado em um cofre suíço. Notar que a pintura se faz explicitamente relacionada a duas das obras mais conhecidas de Leonardo, "Dama com um arminho” e a "Mona Lisa" - ou "Gioconda". 



O significado

A pintura nos chama a refletir sobre um dos maiores interesses temáticos de Leonardo: a busca de um ideal de beleza maior que residisse no princípio dual - ou "dos opostos" - nas coisas. Esta questão do dualismo nos remete a Heráclito de Éfeso (535-475 aC) e seus pensamentos sobre o cosmo e o Uno, o devir e a harmonia. Também os estudos sobre Fibonacci e a proporção áurea, a força do equilíbrio simétrico, viriam a ser de singular importância nas composições do gênio: em particular, na iconografia Da Vinci que aborda o tema da maturidade versus a juventude.


Assim, de acordo com análises comparativas entre a desgastada "Mona Lisa" e várias de suas jovens e idealizadas mulheres - tão presentes também nas obras de discípulos -, “Jovem Dama” seria apenas um contraponto para seu maior ícone. Aqui, este efeito é claro, onde é evidente a representação de um rejuvenescimento da "La Gioconda". Notar também que o tipo de cabelo é o mesmo em ambas, assim como há um forte elemento circunstancial: a presença de cosmético labial na jovem Lisa (Gherardini), o que só vem corroborar a relação direta entre as duas versões e o confronto de suas idades. Em plenos séculos 15 e 16, o uso desses materiais de tons avermelhados em mulheres maduras - portanto, reservadas - era extremamente desaconselhado. Inclusive, vários estudos para restaurar as cores originais da "Gioconda" mostraram que seus lábios não seriam muito mais rubros do que parecem atualmente. A "Mona Lisa", enfim, para Leonardo, só deverá existir se houver uma contraposição que a equilibre: uma “Jovem Dama”. Com ela o mestre poderá melhor exercer suas reflexões sobre uma realidade invisível, maior, onde os opostos orquestram o movimento da História e de toda a Criação.

Compartilhe

Por Sandra Bandeira Nolli 5 de janeiro de 2026
CONEXÃO AMAZÔNICA: NEIDSON FREITAS LONGATO E O MISTÉRIO DOS OBSERVADORES
Por Prof: Átila Soares da Costa Filho 15 de dezembro de 2025
ACADÊMICO IDENTIFICA POSSÍVEL REFERÊNCIA AO SANTO SUDÁRIO NA “MONA LISA" DE DA VINCI
Por Átila Soares da Costa Filho 29 de outubro de 2025
HALLOWEEN 2025: I.A. REVELA COMO ESTARIA PROTAGONISTA MIRIM DE CLÁSSICO DO TERROR
Por Prof. Átila Soares da Costa Filho 2 de outubro de 2025
ACADÊMICO IDENTIFICA REFERÊNCIA AO SUDÁRIO EM OBRA-PRIMA DE DA VINCI
Por Francesco Faenza 9 de setembro de 2025
O Que Dizem Os SONHOS?
Por Átila Soares da Costa Filho 6 de agosto de 2025
Nova I.A. atribui "Salvator Mundi" a aluno de Da Vinci
Por Francesco Faenza 7 de julho de 2025
✨ EVENTO IMPERDÍVEL NO RIO! ✨
Por Francesco Faenza 5 de julho de 2025
Novas Regras para Cidadania Italiana: Veja o que Mudou em 2025
Por Átila Soares 24 de junho de 2025
I.A. revela polêmico Da Vinci
Por Francesco Faenza 16 de maio de 2025
🌟 Exclusivo! ITÁLIA NOSSA apresenta: SAÚDE BUCAL – SEM COMPLICAÇÃO! O atendimento odontológico que vai até VOCÊ!