Layout do blog

Turismo do Rio está otimista com a volta de estrangeiros no fim do ano

Setor já espera retomada nos próximos feriados de novembro

Por Giselle Saporito - colunista sobre Turismo

Crédito: Pedro Lucini - Helisight

O turismo do Rio de Janeiro volta a respirar depois de mais de um ano e meio de falta de perspectiva. Os hotéis atingiram cerca de 30 a 50% de ocupação no último feriado prolongado e a esperança é de um novembro e dezembro com a volta também dos turistas estrangeiros, já que aos poucos as fronteiras começar a abrir para quem está com a vacina contra a Covid-19 em dia.

Os eventos estão começando a retomar, mas ainda com uma rotina de cuidados e protocolos contra o cornavírus. Os ingressos para o Rock in Rio, que tem data agendada para setembro de 2022, e os do próximo carnaval, tiveram recorde de vendas em apenas algumas horas.

O cenário também está favorável para o aquecimento do mercado de trabalho no setor. Funcionários que foram dispensados durante a pandemia, começam a voltar ao batente, tanto no setor hoteleiro como no comércio em geral que tem previsão de boas vendas para as festas de fim de ano.

Aos poucos os equipamentos turísticos da cidade voltam a ser procurados e a expectativa é de que o público de fora do Brasil já seja maior para o próximo mês, que terá dois feriados prolongados.

Na capital Argentina, o governo começa a implantar uma campanha de recuperação do turismo local no pós-pandemia, semelhante as que foram feitas em Londres e Nova York, com o objetivo de mostrar que a cidade é boa para se morar, visitar e fazer negócios.

Aos poucos bares e restaurantes retomam suas atividades sem o limite de capacidade para público, mas grandes eventos e os locais fechados, como boates, continuam proibidos. O volume de turistas estrangeiros ainda é pequeno, mas há a expectativa de melhora desta demanda com a redução dos protocolos sanitários como a quarentena.

As fronteiras para os países vizinhos foram reabertas no início de outubro. E, a aposta, é no turista brasileiro, que com a alta do dólar, pode optar por visitar a Argentina, por conta da vantagem do real frente ao peso. O governo também aposta na oferta de outros destinos além de Buenos Aires. Há voos para mais de 30 cidades argentinas a partir da capital portenha.

Na Itália, o setor de turismo torce para uma retomada após a flexibilização dos protocolos sanitários e do relaxamento das regras para a entrada de estrangeiros no país. A aposta do trade turístico é o próximo verão do hemisfério Norte. Mas a expectativa já é grande para uma melhora do setor no fim do ano, principalmente com viajantes vindos da Europa e dos Estados Unidos. A entrada de Brasileiros ou de pessoas que passaram pelo Brasil ainda está sendo restrita. Todos precisam fazer uma quarentena de 14 dias e teste negativo contra a Covid-19 para visitar a Itália.

Compartilhe

Por Francesco Faenza 13 mai., 2024
A Influência da Imigração Italiana no Rio de Janeiro e Seus Efeitos Econômicos
Por Francesco Faenza 29 fev., 2024
Setembro 2024 na Itália
Por Francesco Faenza 03 jan., 2024
Já nas Bancas
Segurança Pública, Aspectos Jurídicos, Políticos e Sociais
Por Francesco Faenza 30 set., 2023
A Revista Itália Nossa vem participar do evento "Segurança Pública, Aspectos Jurídicos, Políticos e Sociais com o propósito em cumprir o papel jornalístico diante da sociedade a qual se encontra refém diante dos fatos que notoriamente são evidenciados. Infelizmente onde não é retratada de forma imparcial diante do cenário que vem aterroziando a população fluminense.
5 Motivos para Aprender Italiano
Por Francesco Faenza 24 ago., 2023
Conheça todas as vantagens de aprender italiano considerada a língua da música e da poesia.
Por Francesco Faenza 08 ago., 2023
A cura através da APOMETRIA
Por Francesco Faenza 25 jul., 2023
O renomado médico e escritor, Dr. PAULO CESAR FRUCTUOSO Demineces, é aplaudido de pé na Ordem dos Advogados do Brasil/RJ, após proferir palestra. Veja!
Por Átila Soares da Costa Filho 23 jun., 2023
A FACE OCULTA DO SOL E DA LUA
Por Francesco Faenza 26 mai., 2023
Fenômenos de Teletransportes e Materialização de Espíritos
Por Giselle Saporito 22 mai., 2023
Pintura Grotesca da Roma Imperial (séc. I) redescoberta em 1480 é tema de livro
Mais Posts
Share by: