A menos de um mês do fim do Ano, Rio segue em dúvida sobre queima de fogos

Nova variante e não exigência do passaporte de vacinas para turistas preocupam

Por Giselle Saporito - colunista sobre Turismo

Crédito: Foto aérea/Helisight Helicópteros

A chegada da nova variante da Covid-19 (Ômicron) coloca em alerta o muno e no Brasil, vários estados já cancelaram os festejos de réveillon, com receio de um novo surto da doença. Seguindo a orientação do comitê científico do Estado, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, chegou a cancelar o evento, mas o governador Claudio Castro ainda vê uma possibilidade de realizar a queima de fogos em Copacabana, uma das mais famosas do mundo. A decisão será tomada em nova reunião com o comitê científico.


Esse impasse, a menos de um mês do fim do ano, deixa a rede hoteleira e o setor de bares e restaurantes em alerta, já que há muitas reservas feitas na rede hoteleira e festas organizadas.  Embora mais de 70% da população acima de 12 anos já tenha recebido a segunda dose da vacina no Estado do Rio, a nova variante preocupa. A preocupação maior é a entrada de turistas sem vacina no país, já que não é obrigatória a apresentação de passaporte nos aeroportos.


Na Europa, pelo menos 11 países, entre eles a Itália, já detectaram casos da nova variante. O continente já vinha enfrentando a 4ª onda da doença por conta da chegada o inverno. O número de mortes por Covid na Itália, já é o maior desde maio deste ano. Para conter esse novo surto, o governo antecipou para o início de dezembro a dose de reforço da vacina para todos os adultos. E até 15 de janeiro de 2022, quem não tiver se vacinado ou curado recentemente da Covid não poderão entrar em áreas fechadas de bares e restaurantes, casas noturnas, shows e eventos esportivos. O governo ainda proibiu a entrada no país de pessoas que passaram pela África do Sul e outros países da África, nos 14 dias anteriores à chegada ao país.


A Itália também vai se blindar durante as festas de fim de ano. Entre os dias 23 de dezembro e sete de janeiro de 2022, o país estará em confinamento quase que total. Para o Natal e réveillon, estarão proibidos os deslocamentos entre municípios para a comemoração com parentes e amigos.


Em Buenos Aires, na Argentina, o governo mantém a aplicação da dose de reforço na população por conta do surgimento da nova variante,  e seguirá exigindo o passaporte de vacinação para grandes eventos com grande público, eventos esportivos e locais fechados como boates. De acordo com o governo portenho, 90% da população adulta já tomou pelo menos a primeira dose da vacina e por isso acredita que não será necessário ampliar as restrições para o fim do ano. 

Compartilhe

Por Francesco Faenza 7 de julho de 2025
✨ EVENTO IMPERDÍVEL NO RIO! ✨
Por Francesco Faenza 5 de julho de 2025
Novas Regras para Cidadania Italiana: Veja o que Mudou em 2025
Por Átila Soares 24 de junho de 2025
I.A. revela polêmico Da Vinci
Por Francesco Faenza 16 de maio de 2025
🌟 Exclusivo! ITÁLIA NOSSA apresenta: SAÚDE BUCAL – SEM COMPLICAÇÃO! O atendimento odontológico que vai até VOCÊ!
Por Francesco Faenza 13 de maio de 2025
QUEM DISSE QUE SERIA FÁCIL?
Por Francesco Faenza 12 de maio de 2025
Conexão Itália-Brasil
Por Átila Soares da Costa Filho 25 de fevereiro de 2025
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL CONFIRMA QUE "CRISTO DI LECCO” É AUTÊNTICO DA VINCI
Por Francesco Faenza 15 de fevereiro de 2025
SOLD OUT! Grazie a tutti! A Saga da Imigração Italiana espera por vocês!
Por Átila Soares da Costa Filho 4 de fevereiro de 2025
PESQUISADOR BRASILEIRO IDENTIFICA MÍTICO “ROBÔ DE DA VINCI”
Por Átila Soares da Costa Filho 21 de janeiro de 2025
Mãe e Filho: Um só corpo