A menos de um mês do fim do Ano, Rio segue em dúvida sobre queima de fogos

Nova variante e não exigência do passaporte de vacinas para turistas preocupam

Por Giselle Saporito - colunista sobre Turismo

Crédito: Foto aérea/Helisight Helicópteros

A chegada da nova variante da Covid-19 (Ômicron) coloca em alerta o muno e no Brasil, vários estados já cancelaram os festejos de réveillon, com receio de um novo surto da doença. Seguindo a orientação do comitê científico do Estado, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, chegou a cancelar o evento, mas o governador Claudio Castro ainda vê uma possibilidade de realizar a queima de fogos em Copacabana, uma das mais famosas do mundo. A decisão será tomada em nova reunião com o comitê científico.


Esse impasse, a menos de um mês do fim do ano, deixa a rede hoteleira e o setor de bares e restaurantes em alerta, já que há muitas reservas feitas na rede hoteleira e festas organizadas.  Embora mais de 70% da população acima de 12 anos já tenha recebido a segunda dose da vacina no Estado do Rio, a nova variante preocupa. A preocupação maior é a entrada de turistas sem vacina no país, já que não é obrigatória a apresentação de passaporte nos aeroportos.


Na Europa, pelo menos 11 países, entre eles a Itália, já detectaram casos da nova variante. O continente já vinha enfrentando a 4ª onda da doença por conta da chegada o inverno. O número de mortes por Covid na Itália, já é o maior desde maio deste ano. Para conter esse novo surto, o governo antecipou para o início de dezembro a dose de reforço da vacina para todos os adultos. E até 15 de janeiro de 2022, quem não tiver se vacinado ou curado recentemente da Covid não poderão entrar em áreas fechadas de bares e restaurantes, casas noturnas, shows e eventos esportivos. O governo ainda proibiu a entrada no país de pessoas que passaram pela África do Sul e outros países da África, nos 14 dias anteriores à chegada ao país.


A Itália também vai se blindar durante as festas de fim de ano. Entre os dias 23 de dezembro e sete de janeiro de 2022, o país estará em confinamento quase que total. Para o Natal e réveillon, estarão proibidos os deslocamentos entre municípios para a comemoração com parentes e amigos.


Em Buenos Aires, na Argentina, o governo mantém a aplicação da dose de reforço na população por conta do surgimento da nova variante,  e seguirá exigindo o passaporte de vacinação para grandes eventos com grande público, eventos esportivos e locais fechados como boates. De acordo com o governo portenho, 90% da população adulta já tomou pelo menos a primeira dose da vacina e por isso acredita que não será necessário ampliar as restrições para o fim do ano. 

Compartilhe

Por Prof: Átila Soares da Costa Filho 15 de dezembro de 2025
ACADÊMICO IDENTIFICA POSSÍVEL REFERÊNCIA AO SANTO SUDÁRIO NA “MONA LISA" DE DA VINCI
Por Átila Soares da Costa Filho 29 de outubro de 2025
HALLOWEEN 2025: I.A. REVELA COMO ESTARIA PROTAGONISTA MIRIM DE CLÁSSICO DO TERROR
Por Prof. Átila Soares da Costa Filho 2 de outubro de 2025
ACADÊMICO IDENTIFICA REFERÊNCIA AO SUDÁRIO EM OBRA-PRIMA DE DA VINCI
Por Francesco Faenza 9 de setembro de 2025
O Que Dizem Os SONHOS?
Por Átila Soares da Costa Filho 6 de agosto de 2025
Nova I.A. atribui "Salvator Mundi" a aluno de Da Vinci
Por Francesco Faenza 7 de julho de 2025
✨ EVENTO IMPERDÍVEL NO RIO! ✨
Por Francesco Faenza 5 de julho de 2025
Novas Regras para Cidadania Italiana: Veja o que Mudou em 2025
Por Átila Soares 24 de junho de 2025
I.A. revela polêmico Da Vinci
Por Francesco Faenza 16 de maio de 2025
🌟 Exclusivo! ITÁLIA NOSSA apresenta: SAÚDE BUCAL – SEM COMPLICAÇÃO! O atendimento odontológico que vai até VOCÊ!
Por Francesco Faenza 13 de maio de 2025
QUEM DISSE QUE SERIA FÁCIL?