Layout do blog

Rio vai sediar Campeonato Mundial de Bocha

Competição faz parte da retomada do calendário de eventos da cidade

Por Giselle Saporito - colunista sobre Turismo

Crédito: Divulgação ANDE

O Rio de Janeiro vai sediar o Campeonato Mundial de Bocha em 2022. O evento está sendo organizado pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), que realizou uma apresentação para o trade de turismo, em parceria com o Rio Convention & Visitors Bureau (RCVB), dando detalhes da competição.


A competição acontece entre os dias 03 e 14 de dezembro de 2022, nas arenas 1 e 2 do Parque Olímpico do Rio de Janeiro, que foi palco das Olimpíadas de 2016. Serão ao todo 176 atletas de cerca de 40 países, que serão selecionados durante as próximas competições da modalidade, inclusive durante os Jogos Paralímpicos de Tóquio que acontecem de 24/08 a 05/09 deste ano. Eles vão disputar 11 medalhas em oito dias de competição.


A ANDE já está ajustando as questões de acomodação e alimentação dos atletas, como forma de reduzir as dificuldades de deslocamento das delegações. A ideia é utilizar os hotéis da região do entorno do Parque Olímpico para facilitar o acesso dos atletas às arenas de competição. A Ande também está em contato com vários órgãos e empresas para criar meios de facilitar o acesso dos atletas desde a chegada no aeroporto, ao transporte pela cidade e deslocamento para a área de competição.


“O campeonato é uma maneira de tornar o Rio de Janeiro uma cidade acolhedora, possibilitando a adequação dos equipamentos, não na questão da legislação, mas com um conjunto de serviços que torne o evento possível e deixe as pessoas inseridas em uma vida de normalidade”, afirmou o vice-presidente da Ande, Erinaldo Chagas, o Pit.


Ele espera que a cidade esteja pronta para atender todo o tipo de demanda, com todos os serviços básicos integrados para que possa ser um “show” de hospitalidade e receptividade, tornando o evento marcante e deixando um legado para o Rio de Janeiro que é a “casa” da confederação.


O Campeonato está dentro do novo calendário da Cidade que começa a ver a possibilidade de retomar os seus eventos por conta do cumprimento do calendário de vacinação contra a Covid-19. A prefeitura do Rio de Janeiro já anunciou que realizará este ano a tradicional queima de fogos de réveillon na Praia de Copacabana e o carnaval de 2022. Inclusive, a Ande precisou ajustar com a BISFed (Federação Internacional de Bocha) uma nova data para o evento, que seria realizado em agosto, por conta da realização do Rock in Rio 2022, que está confirmado e também acontecerá no Parque Olímpico da Barra da Tijuca.


O Mundial de bocha é realizado a cada quatro anos e o Brasil já sediou uma edição, em 2006, também no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana. O comitê organizador já prevê várias ações durante a competição que contará com a presença da imprensa internacional e será transmitido online. Dentro da programação está a criação de uma enquete para a escolha do mascote da competição.


“O Tom já se tornou o mascote do Comitê Paralímpico, mas vamos escolher um para representar a competição dando algumas opções que fujam do que sempre representa a cidade. Assim como nossa identidade visual está focada na Escadaria Selarón, queremos mostrar outros atrativos da cidade e criar ações que tornem a experiência esportiva ainda mais feliz, como forma de comemorar a experiência do gênio humano superando a deficiência”, afirmou Pit.


A Associação Nacional de Desporto para Deficiente - Ande (ande.org.br @andenarede) é uma Confederação Esportiva fundada em 1975, que cuida de três modalidades paradesportivas: Bocha (Paralímpica ou Adaptada); Futebol de Paralisados Cerebrais (PC) e RaceRunning (Petra). Sua sede fica no Recreio dos Bandeirantes, zona Oeste do Rio de Janeiro.


O ESPORTE

A Bocha ou boccia é um esporte jogado entre duas equipes, cada qual tendo direito a seis bochas (bolas) na modalidade trio, quatro bochas na modalidade de duplas - duas para cada atleta -, e quatro também na modalidade individual. O esporte consiste em lançar bochas (bolas) e situá-las o mais perto possível de um bolim (bola pequena), previamente lançado. O adversário por sua vez, tentará situar as suas bolas mais perto ainda do bolim, ou "remover" as bolas dos seus oponentes.


O jogo de bocha é de origem italiana e seu surgimento se deu no tempo do Império Romano, quando era praticado com o nome de "boccie", sendo durante a expansão do Império levado pelos exércitos de ocupação a todos os povos por eles dominados.


No Brasil, a bocha desembarcou junto com imigrantes italianos. A versão adaptada da modalidade só passou a ser praticada na década de 1970. Antes de se tornar uma modalidade olímpica, no entanto, a bocha teve um antecessor nos Jogos Paraolímpicos. Foi o lawn bowls, uma espécia de bocha jogada na grama.

Compartilhe

Por Francesco Faenza 13 mai., 2024
A Influência da Imigração Italiana no Rio de Janeiro e Seus Efeitos Econômicos
Por Francesco Faenza 29 fev., 2024
Setembro 2024 na Itália
Por Francesco Faenza 03 jan., 2024
Já nas Bancas
Segurança Pública, Aspectos Jurídicos, Políticos e Sociais
Por Francesco Faenza 30 set., 2023
A Revista Itália Nossa vem participar do evento "Segurança Pública, Aspectos Jurídicos, Políticos e Sociais com o propósito em cumprir o papel jornalístico diante da sociedade a qual se encontra refém diante dos fatos que notoriamente são evidenciados. Infelizmente onde não é retratada de forma imparcial diante do cenário que vem aterroziando a população fluminense.
5 Motivos para Aprender Italiano
Por Francesco Faenza 24 ago., 2023
Conheça todas as vantagens de aprender italiano considerada a língua da música e da poesia.
Por Francesco Faenza 08 ago., 2023
A cura através da APOMETRIA
Por Francesco Faenza 25 jul., 2023
O renomado médico e escritor, Dr. PAULO CESAR FRUCTUOSO Demineces, é aplaudido de pé na Ordem dos Advogados do Brasil/RJ, após proferir palestra. Veja!
Por Átila Soares da Costa Filho 23 jun., 2023
A FACE OCULTA DO SOL E DA LUA
Por Francesco Faenza 26 mai., 2023
Fenômenos de Teletransportes e Materialização de Espíritos
Por Giselle Saporito 22 mai., 2023
Pintura Grotesca da Roma Imperial (séc. I) redescoberta em 1480 é tema de livro
Mais Posts
Share by: