Aos poucos países reabrem suas fronteiras para turistas

Argentina abre a partir de outubro e Itália ainda exige quarentena

Por Giselle Saporito - colunista sobre Turismo

Crédito: Divulgação

Aos poucos a vida começa a voltar ao normal, e com a vacinação avançando para toda a população brasileira, o mundo começa a reabrir suas fronteiras aos turistas. Alguns países da Europa já permitem a entrada de brasileiros totalmente vacinados sem que se cumpra uma quarentena, como é o caso de Alemanha, Portugal, Espanha e Irlanda. Na Itália, as vacinas ainda não são suficientes e quem quiser viajar para o país, precisa cumprir uma quarentena de 14 dias com teste de PCR comprovando que o turista não está contaminado pela Covid-19. O uso de máscara ainda é obrigatório em vários países.

Aqui no Brasil, o turista ainda precisa apresentar teste negativo dos últimos 14 dias, sendo o último 72 horas antes do embarque e atestado em português, espanhol ou inglês afirmando que o turista se encontra saudável e apto a viajar.

No Rio de Janeiro, a prefeitura criou lei obrigando a apresentação do comprovante de vacinação em vários locais, principalmente bares, restaurantes e pontos turísticos onde vale o aplicativo do SUS ou qualquer documentação comprovando que já estão imunizados pelo menos com a primeira dose. O uso de máscara também é obrigatório nos equipamentos turísticos da cidade.

Os brasileiros já são bem-vindos em vários países vizinhos como é o caso de Cuba, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá. Alguns com exigências de teste de PCR ou quarentena, como é o caso do Paraguai. Na América do Norte, o Canadá exige teste de PCR negativo com o mínimo de 72 horas antes do embarque e para os Estados Unidos os brasileiros precisam fazer quarentena de 14 dias em outro país, como o México.

A Argentina reabre suas fronteiras para viajantes, incluindo os brasileiros, a partir de outubro, mas as autoridades recomendam cautela. Os preços das passagens estão em patamares elevadíssimos por conta da pequena quantidade de voos para o país vizinho. A malha aérea deve ser normalizada a partir de novembro, quando o governo argentino pretende flexibilizar ainda mais os protocolos sanitários permitindo a retomada da temporada de navios.

A Argentina anunciou hoje (21/09) que irá reabrir as suas fronteiras para brasileiros a partir de 1º de outubro.

Exigências: Apresentar certificado de vacinação completa há pelo menos 14 dias antes da chegada e teste RT-PCR realizado até 72h antes do embarque ou teste de antígeno na chegada. Será necessário repetir o teste RT-PCR no 5º e 7º dia após a chegada, mas os detalhes ainda não foram divulgados.

Compartilhe

Por Prof: Átila Soares da Costa Filho 15 de dezembro de 2025
ACADÊMICO IDENTIFICA POSSÍVEL REFERÊNCIA AO SANTO SUDÁRIO NA “MONA LISA" DE DA VINCI
Por Átila Soares da Costa Filho 29 de outubro de 2025
HALLOWEEN 2025: I.A. REVELA COMO ESTARIA PROTAGONISTA MIRIM DE CLÁSSICO DO TERROR
Por Prof. Átila Soares da Costa Filho 2 de outubro de 2025
ACADÊMICO IDENTIFICA REFERÊNCIA AO SUDÁRIO EM OBRA-PRIMA DE DA VINCI
Por Francesco Faenza 9 de setembro de 2025
O Que Dizem Os SONHOS?
Por Átila Soares da Costa Filho 6 de agosto de 2025
Nova I.A. atribui "Salvator Mundi" a aluno de Da Vinci
Por Francesco Faenza 7 de julho de 2025
✨ EVENTO IMPERDÍVEL NO RIO! ✨
Por Francesco Faenza 5 de julho de 2025
Novas Regras para Cidadania Italiana: Veja o que Mudou em 2025
Por Átila Soares 24 de junho de 2025
I.A. revela polêmico Da Vinci
Por Francesco Faenza 16 de maio de 2025
🌟 Exclusivo! ITÁLIA NOSSA apresenta: SAÚDE BUCAL – SEM COMPLICAÇÃO! O atendimento odontológico que vai até VOCÊ!
Por Francesco Faenza 13 de maio de 2025
QUEM DISSE QUE SERIA FÁCIL?