Conheça Carlos Masello

Conheça a trajetória de Carlos Masello

CIDADANIA


Carlos Masello nasceu no Rio de Janeiro e foi reconhecido cidadão italiano por atender todas as determinações exigidas pela lei estabelecida pelo governo italiano, já que é descendente de primeira geração por parte de pai: Masello e Carnevale, e por parte de mãe: Bottino e Vanzillotta. 


Aos sete anos, por iniciativa própria, começou a acompanhar seu pai e avô materno, mesmo a contragosto de ambos, na atividade exercida pela maioria dos imigrantes italianos da época, a venda de jornais e revistas. Com muita determinação, acordava, sem ser chamado, às 4h, para seguir ao trabalho.


Outro grande divertimento do jovem era ficar atento à todas as histórias durante os tradicionais almoços de família. A nostalgia estava sempre presente nas lembranças de seus parentes que deixaram a amada Itália para virem para o Brasil. 


DETERMINAÇÃO


Enquanto crescia, vivenciando as tradições da família, Carlos Masello iniciava sua carreira como desenhista técnico de projetos de instalações elétricas e hidráulicas, sempre buscando investir cada vez mais nos estudos, com muito incentivo de seus pais pois, como a maioria dos imigrantes nesta época, não tiveram tantas oportunidades para estudar.


Aos 15 anos, a contragosto dos pais, se interessou pela comercialização de motocicletas de 49 cilindradas e aos 18 anos emancipou-se para fazer parte de uma empresa de estacionamentos.


Carlos Masello decidiu deixar a sociedade de comerciante para voar mais alto, e dedicou-se na área da construção civil, investindo no curso de Engenharia Civil pois, já havia paralelamente adquirido experiência ao trabalhar como desenhista na multinacional Cia T. Janér e no quadro do departamento de engenharia da Marinha do Brasil como técnico de edificações, sendo eleito por três anos, fiscal na área técnica de edificações do CREA/RJ.


Fundou duas empresas, uma de reforma e empreendimentos e uma construtora. Atuou também como administrador de lojas de materiais de construção e sócio de uma agência de turismo. Pela expansão dos empreendimentos em diversos outros setores, decidiu formar-se em Administração de Empresas.


Continuou ampliando suas áreas de atuação e, em novembro de 1989, a convite, ingressou na Rádio Imprensa FM-RJ, onde idealizou o Projeto ITÁLIA NOSSA, iniciando assim o Programa Itália Nossa. Em 1991, implementou outros veículos de comunicação ao projeto Itália Nossa e passou a participar e realizar eventos dedicados à colônia italiana no Rio de Janeiro.


O programa passou a ser apresentado na famosa Rádio Guanabara AM-RJ, que pertence ao Grupo Bandeirantes de Comunicação de Rádio e Televisão, sendo desde o seu início semanal e ao vivo. O sucesso do programa gerou muitos convites ao radialista Carlos Masello e um dos aceitos com muito prazer foi o seu ingresso como representante da Turma de 2001 da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG/RJ em 2001, para realizar os Estudos de Política e Estratégia (CEPE). O curso tinha noções básicas da Doutrina de Segurança Nacional, seguindo os fundamentos da Escola Superior de Guerra e, após conclusão do curso, recebeu o convite para assumir o cargo de diretor Cultura Nacional da ADESG em 2002.


O sucesso do programa e a participação efetiva dos ouvintes, além do sucesso da revista Itália Nossa, fez o jornalista Carlos Masello se aproximar cada vez mais de suas raízes. Foi aí que percebeu que tinha que se dedicar com exclusividade ao projeto, ampliar seus conhecimentos e servir à comunidade ítalo-brasileira. E não faltaram convites para implementar projetos junto à algumas associações. Pelo sucesso do programa, chegou a ocupar por diversas vezes durante seus 25 anos, de atuação, o 1º lugar na grade da emissora e 6º lugar entre as 23 rádios do Estado do Rio de Janeiro. (Fonte: IBOPE).


DEDICAÇÃO


Carlos Masello se empenhou cada vez mais em conhecer as instituições italianas e seus dirigentes e representantes eleitos no Parlamento e Senado italiano, bem como a atuação de funcionários dos respectivos órgãos oficiais como a Embaixada, os Consulados, CGIE e Com. It. Es. Com o passar dos anos, foi percebendo nitidamente os enormes entraves que persistem até hoje, e esmerou-se em identificar as pessoas que utilizavam de seus cargos e funções em benefício próprio.


Decidiu combater e apontar os principais graves problemas, inclusive em muitos casos ilícitos, onde o projeto de comunicação da Itália Nossa, através da revista e do programa de rádio, passou a disponibilizá-los para todos aqueles que sofreram maus-tratos, discriminação ou falta de atendimento com seus direitos garantidos. Estas atitudes o levaram até mesmo a responder um processo criminal que resultou na extinção de uma entidade no Rio de Janeiro (matéria editada na edição 21 da revista Itália Nossa).


Este episódio impediu que muitos cidadãos italianos fossem beneficiados pela Lei na ocasião - 153, que assegurava o aprendizado do idioma italiano gratuitamente.


O jornalista e radialista Carlos Masello, também auxiliou na tarefa de identificação de funcionários e instituições que desrespeitavam os cidadãos que buscavam seus direitos e acabou pressionando autoridades para extinguir com a vergonhosa fila em frente à sede do Consulado Geral da Itália do Rio de Janeiro. Com este trabalho, Carlos Masello realizou uma pesquisa sobre o tema. “Como você vê seu Consulado: responda agora ou cale-se para sempre!”


O resultado da pesquisa foi divulgado em um evento no Centro Cultural Mariu’s, em Ipanema, Rio de Janeiro, e teve a presença do Cônsul Geral da Itália do Rio de Janeiro, Giuseppe Magno, e do Vice-Cônsul, à época, Leonardo Bencini, visto reconhecerem o trabalho do projeto Itália Nossa. O evento (registrado na edição 21 da revista Itália Nossa) também contou com a presença de diversos funcionários do Consulado a pedido do próprio Cônsul Geral.  


ATUAÇÃO


Masello atuou em diversos outros casos junto à comunidade italiana no Rio de Janeiro, principalmente contra dirigentes que maculam e continuam desonrando a imagem de importantes e sérias instituições italianas. 

Carlos Masello, através de seu projeto Itália Nossa, tem por objetivo identificar aqueles que, além de utilizarem as instituições em benefício próprio, utilizam também todo o sistema político em prol de ideologias partidárias, perpetuando-se em seus cargos, que são verdadeiros cabides de emprego, impedindo que competentes e dedicados profissionais possam atuar para o bem de toda a colônia italiana. Portanto seu papel de jornalista é relatar e divulgar fatos importantes para esta sociedade e dar voz a quem mais precisa, procurando atingir a maioria daqueles que necessitam que se lute por eles e quanto aos que forem designados para servir esta sociedade, que se empenhem e desempenhem suas funções de acordo com o que é estabelecido por lei, ou seja, atender aos italianos e descendentes com respeito, dignidade e tolerância, independentemente de qualquer ideologia política, camada socioeconômica, credo e região, visto a Itália ter sido unificada em 1846, tornando-se um país de todos os italianos.


Ávido por se aprofundar nos hábitos e costumes da colônia italiana espalhada pelo mundo, Carlos Masello passou a investir cada vez mais no Projeto Itália Nossa e viajou por diversos estados brasileiros para saber onde e como vivem os imigrantes e seus descendentes.


Em suas viagens, Carlos Masello percebeu que existe uma outra Itália espalhada pelo mundo, pois, são aproximadamente cerca de 60 milhões de italianos que vivem em outros diversos países em que as tradições italianas regionais são mantidas em grande parte das comunidades no exterior. Por isso, ele quer enaltecer cada vez mais aqueles que vêm trabalhando em prol desta colônia com o intuito de manter viva a chama da cultura e da língua italiana onde tiver a chance de ser recebido e trabalhar. 


A curiosidade se expandiu para fora do país e ele acabou conhecendo comunidades italianas no Canadá, Estados Unidos e na Argentina, país este que firmou forte parceria em 2019, na ocasião da importante Festa “Buenos Aires Celebra Calabria”. Carlos Masello também visitou a Itália por diversas vezes para estreitar ainda mais os laços deste projeto com os países da América do Sul que brevemente apresentará muitas novidades até novembro deste ano a comemoração dos seus 32 anos de existência do projeto -    ITÁLIA NOSSA. Ci vediamo a presto.


O entusiasmo e a inspiração fizeram Carlos Masello palestrar sobre todo esse conhecimento que adquiriu desde 1989 e o vez retornar aos estudos e ingressou na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) para realizar sua pós-graduação em Jornalismo Cultural, se especializando no conhecimento da historiografia da saga migratória dos italianos no exterior. Em seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), o tema foi o Programa Itália Nossa com Carlos Masello – Uma voz ativa a serviço da colônia italiana. 


DEPOIMENTOS


Conhecendo as deficiências e as enormes dificuldades de algumas instituições italianas de realizarem alguns projetos na área cultural, Carlos Masello usou seu prestígio e sua credibilidade junto algumas personalidades do setor para solicitar que participassem de iniciativas geradas por essas instituições afim de valorizar todos seus esforços, muitos dos quais o projeto Itália Nossa atuou exaustivamente, tanto na própria elaboração dos projetos, mas também na divulgação.


Tudo isso tendo como foco atender aos apelos dos seus ouvintes, leitores e admiradores. O resultado desse trabalho foi reconhecido a ponto de algumas autoridades, personalidades e dirigentes das diversas instituições italianas declararem publicamente seu apoio à Carlos Masello, na ocasião de sua campanha eleitoral:


Ted Boy Marino (lutador e ator):  “O italiano que não votar no Carlinhos aqui, não é italiano.”


Dr. Cláudio Carneiro B. P. Coelho (advogado, professor e procurador do Município de Rio

Bonito):  “O que a gente precisa é de gente que faz, e não de gente que promete. E até hoje nunca prometeu e sempre fez. É um exemplo. Um profissional competente, um zeloso pai de família, uma pessoa de caráter e de probidade. Isso demonstrou até hoje com a sua conduta, sem nada prometer, apenas fez.”


Jerry Adriani (cantor):  “Carlos Masello é um homem de bem. Chega de falsidade, chega de coisas erradas, eu acho que a gente tem que estar ao lado de pessoas que estão do lado da verdade e este homem está ao lado da verdade.”


Ricardo Mazella (comentarista esportivo):  “Eu nunca subi em nenhum palanque, mas essa preocupação a partir de agora eu não tenho mais.”


Paulo Figueiredo (ator):  “Eu sei do que ele é capaz. Ele conhece a exata distância que existe entre o medíocre e o idealista. Então, ele vai fazer aquilo que sonha fazer, e não é egoísta. E vai fazer em benefício de toda a comunidade.”


Hélio Donin (Presidente da SODONIN):  “O Masello é um lutador. É nesse trabalho, nessa dedicação dele que nós acreditamos. E hoje esta semente que está aqui, Masello, vai dar frutos. Acreditamos na sua vitória.”


Professor Alfredo Colosimo (tenor do Teatro Municipal):  “Espero com fé em Deus que Masello seja eleito para termos em nosso convívio mais um defensor do respeito e dignidade humana.”


Egídio Schiammarella (administrador de bancas de jornal):  “Ele tem uma fé incontrolável, é uma fé tão forte, que é o que o leva nessa luta...ele vai chegar lá.”


Fernando Murta (Presidente da Associação Sinatra do Brasil):  “Quando o Masello se propõe a apoiar, isso é muito importante. O meu apoio incondicional a Carlos Masello.”


Luiz Maurício da Silva (adesguiano e profissional do mercado financeiro):  “Digo que a sua experiência, a sua integridade e honradez é que nós temos que ver na pessoa, no seu relacionamento. O que ele se propõe a fazer, por isso o apoio.”


Nicolino Cupello (cantor lírico):  “Eu tenho acompanhado há muito tempo o trabalho dele, e ele vem evoluindo numa forma espetacular. Se ele realmente conseguir atingir a política o que está pretendendo, nós teremos um grande político, um grande deputado, porque ele é um esforçado.”


José Duba (radialista):  “Um irmão, amigo e colega maravilhoso, que Deus te abençoe e proteja. E que faça você alcançar seu objetivo, que eu tenho certeza que é muito importante para todos nós!”


Frei Enéas (Pároco da Igreja São Januário):  “Um ano bastou para que a gente conhecesse a personalidade, a pessoa, a visão de um homem que quer sempre fazer a coisa e fazê-la bem feita.”


Regina Dias (administradora da Paróquia de São Januário):  “Falar do Carlos Masello é fácil. É o homem que faz sem prometer. E quando ele diz 'eu vou ver o que eu posso fazer', você pode acreditar que ele faz. Tem meu apoio e meu incentivo.”


Sérgio Barbosa (Presidente do Sindicato dos Ascensoristas do Município do Rio de Janeiro):  “Como conheço Carlos Masello há 10 anos, posso afirmar que ele sempre foi essa pessoa formidável, magnífica, honesta. Eu sei que nele posso confiar!”



REFLEXÃO


Carlos Masello, por ter consciência de sua breve passagem neste planeta, visto a eternidade da vida, busca incansavelmente ampliar seus conhecimentos através de estudos que transcendem a existência do corpo físico. Diante de todos os acontecimentos em sua trajetória, vem se certificando cada vez mais dos chamados fenômenos, após se deparar com alguns deles. Por este motivo, se dedica aos estudos mediúnicos e se aprofunda em diversas leituras que o possibilita-o entender melhor sua existência e sua missão.


Atualmente, após investir em diversos cursos, tornando-se terapeuta holístico, busca atender a todos que o solicitam ajuda, através de palestras que também muitas são pertinentes à cultura italiana.


Veja as principais palestras, participações e homenagens abaixo até 2013:


- Local: Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército - RJ

Tema: “Giuseppe e Anita Garibaldi: Heróis de dois Continentes”

Período: setembro/2013


- Local: Câmara Municipal de São Paulo

Participação da: Jornada Parlamentar Momento Itália – Brasil

Período: maio/2012


- Local: Instituto Nossa Senhora Auxiliadora – Tijuca-RJ

Tema: Valorização das profissões, em especial – Administrador de Empresas

Período: junho/2009


- Local: UNIVERCIDADE – Unidade Lagoa - RJ

Tema: A Importância dos Projetos Segmentados na área da Comunicação

Período: maio/2008


- Local: CAM (Centro de Atualização da Mulher) - Ipanema – RJ

Tema: A influência da cultura italiana no Brasil

Período: junho/2007


- Local: ADESG (Associação dos Diplomados - Escola Superior de Guerra)–RJ

Tema: A valorização e a responsabilidade do voto para as eleições no Brasil

Período: agosto/2006


- Local: Consulado Geral da Itália do Estado do Rio de Janeiro

Tema: Homenagem as diversas profissões em homenagem aos italianos pelo Dia do Trabalhador

Período: maio/2006


- Local: Grupo das Hortênsias - Copacabana – RJ

Tema: O comportamento do Idoso na 3ª Idade

Período: maio/2006


- Local: Batalhão da Polícia Militar de Niterói a convite da TURISRIO

Tema: A Presença de Turistas Italianos no Brasil

Período: abril/2006


- Local: Grupo das Hortênsias - Copacabana–RJ

Tema: A autoestima na 3ª idade

Período: janeiro/2006


- Local: Grupo das Hortênsias - Copacabana – RJ

Tema: Os direitos na 3ª Idade

Período: dezembro/2005


- Local: CAM (Centro de Atualização da Mulher/Tijuca) - Teatro América Futebol Clube-RJ

Tema: Comemoração do Dia do Imigrante Italiano

Período: setembro/2005



SOLIDARIEDADE


Atividades filantrópicas e voluntárias / Serviços prestados


- AMORC - Ordem Rosacruz

- Doador de sangue universal

- Médium auxiliar e colaborador social do Educandário Social Lar Frei Luiz (Jacarepaguá - RJ)

- Médium da Congregação Espírita Francisco De Paula (Tijuca – RJ)

- Médium da Sociedade Espírita Ramatis (Tijuca – RJ)

- Colaborador da Paróquia São Francisco De Paula (Barra da Tijuca – RJ)

- Colaborador da Congregação Mariana (Rocha – RJ)

- Colaborador da Legião Feminina de Combate ao Câncer (RJ)

- Colaborador Grupo das Hortênsias – Terceira Idade (Copacabana – RJ)

- Colaborador de Entidades e Associações Ítalo-Brasileiras no Estado do RJ

- Colaborador da Paróquia Santo Agostinho e São Januário (San Gennaro) em São Cristóvão – RJ

- Colaborador da Paróquia de San Gennaro em São Paulo – SP

- Colaborador do Capítulo Electa 1 da Ordem Estrela do Oriente

- Representante do Grande Oriente da Itália no Estado do Rio de Janeiro



RECONHECIMENTO


Títulos honoríficos


- Diploma e Medalha em reconhecimento dos 25 anos de serviços prestados à Maçonaria Universal – 11/2015


- Diploma e Medalha em reconhecimento aos 20 anos de serviços prestados à Maçonaria

Universal – 11/2013


- Membro Honorário da Augusta Respeitável Grande Benemérita loja Simbólica “Lauro Sodré” - Federada ao Grande Oriente do Brasil – 2012


- Moção Voto de Louvor e Reconhecimento da Câmara Municipal do Rio de Janeiro - Campanha Momento Brasil -Itália - 2011


- Grande Representante do Grande Oriente da Itália no Estado do Rio de Janeiro – Desde 2008;


- Título de Cavaleiro Gran Cruz da Corôa Teocrática dos Khazáros – 2007;


- Placa Homenagem do Capítulo Eletra 1 da Ordem Estrela do Oriente – 2006;


- Comenda Expoente – Personalidade e Cidadão de Destaque – Tribunal Nacional de Arbitragem e pelo Centro de Atendimento e Desenvolvimento da Mulher e Ações Sociais – 2005;


- Monção Honrosa – Augusta Respeitável e Grande Benemérita Loja Simbólica Fratellanza Italiana, 1496 - Federada ao Grande Oriente do Brasil - 2003


- Diploma da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – 2001;


- Patente Grande Inspetor Geral Grau 33 da Maçonaria para a República Federativa do Brasil 2001


- Medalha Comemorativa Sanctus Franciscus de Paula (1416/1507) da Ordem dos Mínimos de São Francisco de Paula do Brasil – 2000;


- Patente Sublime Príncipe do Real Segredo, Grau 32 da Maçonaria para a República Federativa do Brasil -2000;


- Breve Cavaleiro Rosa Cruz, Grau 18 da Maçonaria para a República Federativa do Brasil – 1998


- Votos de Congratulação - Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, pelo Vereador Edison

Valentim Fassarella – 1998;


- Diploma Perfeito e Sublime Maçom, Grau 14 da Maçonaria para a República Federativa do Brasil 1997;


- Diploma de Mestre Maçom da Grande Loja do Estado do Rio de Janeiro -1996;


- Diploma Comendador Ordem do Mérito da Cultura e Cavalheiresca de Santo Amaro São Paulo – 1995;


- Titolo di Cavaliere – Commendatore della Ordine dei Cavalieri della Stella Reale di Kursk – 1995;


- Medalha Comemorativa da Villa Medici Del Vascello entregue pelo Grão Mestre do Grande

Oriente da Itália durante visita ao Brasil -1994;


- Diploma de Colaborador do CONI (Comitato Olimpico Nazionale Italiano), 1994


- Medalha Comemorativa da Villa Medici Del Vascello do Grande Oriente de Itália entregue em Roma- 1993



CONCLUSÃO


“O sucesso dos homens depende daqueles que fazem e, não daqueles que criticam as coisas como deveriam ter sido feitas.”

(Abraham Lincoln)


Podemos afirmar pela trajetória deste projeto, através do idealizador Carlos Masello, que ele tem demonstrado sua importante contribuição na valorização de todos que trabalharam e ainda muitos trabalham em manter viva a chama da cultura italiana no exterior.


O Programa Itália Nossa com Carlos Masello foi o precursor de muitos feitos para tornar viável todas essas conquistas apresentadas. No entanto, existem outros sonhos a serem realizados. O programa retornará em breve, porém, com outra plataforma: na TV Web, aceitando novos desafios, haja vista as oportunidades que estão surgindo em prol desse projeto que a cada dia vem divulgando ainda mais e angariando apoio de grupos de redes digitais que estão conhecendo toda a trajetória deste projeto intitulado – ITÁLIA NOSSA.


Esperamos e desejamos que todas as informações contidas neste perfil do idealizador deste projeto, Carlos Masello, sirvam de inspiração para que sempre tenhamos a oportunidade de inventar, reinvestir e recomeçar sempre novos projetos. Que desejemos ser empre úteis para cada um de nossos fratelli e que, através das lutas incessantes que teremos que enfrentarmos, possamos proporcionar novas inspirações para muitos.


“É inimigo de si mesmo, do homem, de Deus quem não ama e não valoriza a própria origem.”

(Homero)

Share by: